Fernando Pessoa, caderno O Guardador de Rebanhos
Espólio 3, Fernando Pessoa, 145, p. 17
Biblioteca Nacional de Portugal
Fernando Pessoa, caderno O Guardador de Rebanhos
Espólio 3, Fernando Pessoa, 145, p. 18
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Fernando Pessoa, caderno O Guardador de Rebanhos
Espólio 3, Fernando Pessoa, 145, p. 19
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Fernando Pessoa, caderno O Guardador de Rebanhos
Espólio 3, Fernando Pessoa, 145, p. 20
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Os quatro poemas a que o primeiro verso do poema XV de O Guardador de Rebanhos se refere (evidentemente os poemas XVI, XVII, XVIII e XIX que se seguem) são os mais dissonantes do ciclo. Essa dissonância explica-se facilmente: todos eles foram escritos numa fase precoce da concepção de Caeiro, quando a figura do heterónimo ainda não estava totalmente definida. Ao optar por integrá-los no ciclo do Guardador, Caeiro precisava de lhes justificar a dissonância, o que faz no poema XV ao alegar que os escreveu “estando doente”. Já depois de passar a limpo os quarenta e nove poemas para este caderno, o poeta terá decidido reduzir o número de canções dissonantes, como a emenda no primeiro verso deste poema o comprova, de “quatro” para “duas” (na primeira versão do poema, chegam aliás a ser referidas “5” canções), o que implicaria a supressão de dois dos quatro poemas seguintes. E, de facto, há sinais de supressão nas páginas seguintes do caderno. Ao lado da numeração dos poemas XVI e XVII, a assinalar justamente a precocidade dos dois poemas, pode ler-se a indicação “(early)”. O poema XVII, além disso, foi ainda sinalizado com uma cruz. A decisão de suprimir estes poemas, contudo, não foi pacífica. Por um lado, a anotação “(early)” ao lado do poema XVI encontra-se riscada, o que talvez indique a readmissão do poema no conjunto. Por outro, as palavras “Withdraw / (early)”, anotadas à margem dos poemas XVI, XVII e XVIII, nas páginas brancas fronteiras, sugerem a supressão de três poemas, e não apenas de dois. Fosse qual fosse a vontade autoral a este respeito, a emenda no primeiro verso do poema XV só seria admissível se acompanhada da supressão de dois poemas e, portanto, mutilando o conjunto canónico de 49 poemas de O Guardador de Rebanhos.