Variações  /  M. S. Lourenço (1936-2009) 

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M. S. Lourenço, “Canções com Palavras”
Caderno Notizbuch, 1989, p. sem número
Colecção particular

Nos ensaios com o título Os Degraus do Parnaso, de M. S. Lourenço, nota-se uma tensão às vezes agónica entre a fugacidade e a permanência. No final de um destes ensaios, o autor reflecte sobre a possibilidade de se chegar à poesia pura e à música absoluta e a conclusão é desapontante: qualquer uma delas é inatingível, na medida em que a suspensão do sentido, nas quais ambas se baseiam, tem carácter apenas transitório. No entanto, a variação introduzida a seguir no manuscrito vira o bico ao prego. A segunda frase é numerada 1, passando a funcionar como a oração subordinativa concessiva inicial, e a tónica muda por completo. Se se cumprir a reordenação, a frase não se deixa perceber inteiramente: “Mas só pode haver uma suspensão temporária do sentido & assim | Mas a poesia pura e a música absoluta são ideais inatingíveis”. Contudo, a adversativa inicial vence a segunda adversativa e a relação de consequência a retirar do advérbio “assim” inverte o sentido de “inatingíveis”. O grand finale fica então solar, como mais claramente se percebe no texto publicado: “Embora só possa haver uma suspensão temporária do sentido, a poesia pura e a música absoluta são ideais atingíveis”.

João Dionísio |

Universidade de Lisboa